
O que é patologia oral?
A patologia bucal é a ciência que investiga as alterações morfológicas e funcionais que afetam a cavidade oral. Ela envolve o estudo de lesões, tumores e doenças infecciosas que podem comprometer o bem-estar do paciente. Dessa forma, a detecção precoce dessas alterações é essencial, pois muitas patologias podem ser silenciosas e evoluir para quadros mais graves.
O diagnóstico é geralmente realizado por um dentista especializado em estomatologia ou patologia bucal, por meio de técnicas histoquímicas e imuno-histoquímicas. Além disso, o exame clínico, aliado a exames complementares como biópsias, radiografias e tomografias, são essenciais para determinar a origem e gravidade da doença.
Principais tipos de patologias bucais
Existem diversas patologias que podem afetar a cavidade oral, variando de infecções fúngicas, a lesões potencialmente malignas. Dentre as patologias mais comuns estão:

A candidíase é uma infecção fúngica causada pelo fungo Candida albicans. É comum em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como portadores de HIV, diabéticos e idosos, além de pacientes que fazem uso prolongado de antibióticos ou corticosteroides.
A candidíase bucal é uma infecção bem comum, principalmente me crianças, possuindo como principais sintomas manchas brancas ou avermelhadas na mucosa bucal, sensação de queimação, alterações de paladar e boca seca.
Os tratamentos mais comuns envolvem o uso de antifúngicos, como nistatina ou miconazol, e a melhoria da higiene bucal.
Carcinoma
O carcinoma espinocelular é o tipo mais comum de câncer bucal e costuma se manifestar como uma ferida persistente na boca, que não cicatriza. Dessa maneira, dentre os principais fatores de risco estão o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição ao HPV (Papilomavírus Humano).
Os sintomas mais comuns desse tipo de câncer são o surgimento de lesão indolor que persiste por mais de duas semanas, manchas vermelhas ou brancas na mucosa e sangramento ou dor nos estágios mais avançados da doença.


